Sobre

cropped-dscerib3529web1.jpg

Formação: Me formei em História pela PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e em Psicologia Clínica pela Unip, Universidade Paulista (1989). Participei de grupos de estudo, supervisões, palestras e seminários em várias instituições como, Sedes Sapientiae, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Ipla Instituto de Psicanálise Lacaniana, antiga Biblioteca Freudiana Brasileira, CEP, Centro de Estudos Psicanalíticos, Instituto Paulo Gaudencio.

Experiência profissional: De 1976 a 1988 trabalhei nas áreas de História, Arte e Cultura. A partir de 1984 até 2010 ingressei na Clínica do Dr. Paulo Gaudêncio inicialmente como estagiária-pesquisadora e depois como psicoterapeuta. Desde então sou consultora de mídia e palestrante. Trabalho como Psicoterapeuta Psicanalítica há 30 anos, seguindo principalmente a escola psicanalítica francesa, atendendo em meu consultório adultos, casais e famílias.

Especialidades: considerando o contexto do mundo contemporâneo globalizado:

Psicoterapia individual: As novas patologias. Depressão, ansiedade e angústia. Fobias, pânico, compulsividade e obsessões. Vida profissional e estresse. Amor e sexualidade. Os desafios atuais das diferentes fases da vida. Jovens adultos e seus projetos de vida. Maturidade e envelhecimento. Elaboração de lutos.

Psicoterapia de casal: Trabalhando o vínculo. Contratos conscientes e inconscientes. Dificuldades no relacionamento. Amor e sexualidade. Novos papéis sexuais e de gênero. A influência das famílias de origem na relação do casal.  Separação ou “re-casamento”?

Psicoterapia de família: A família vista como um sistema que se auto-regula. Os papéis de cada um no sistema familiar. Famílias rígidas ou flexíveis? Possibilidades de crescimento e diferenciação. As dificuldades no relacionamento. Traumas e momentos de transição. As novas configurações familiares.